quarta-feira, 19 de junho de 2013

"EU SOU BRASILEIRA, COM MUITO ORGULHO, COM MUITO AMOR!"




O futebol ao chegar ao Brasil era privilegio dos ricos, por ser um esporte  europeu. Com o tempo difundiu-se por todo o país e hoje é  uma paixão nacional.
Ao se tornar popular, é praticado por todas as classes sociais, jogado espontaneamente, de norte a sul do país. Por todos os lugares é fácil vermos um campinho, um grupo jogando uma “pelada”, alguém com a camisa preferida do seu time.
Sob a óptica da educação, posso concluir que por ser um esporte coletivo, sociável e multidisciplinar, favorece o desenvolvimento cognitivo e possibilita a interação de crianças, jovens e adultos.
Se refletirmos bem, podemos observar que se trata de um esporte praticado em todos os cantos do mundo, jogado do mesmo jeito, com as mesmas regras.
É capaz de parar um país, como acontece aqui no Brasil, ao assistirmos uma partida importante da seleção, promovendo uma alegria contagiante no momento de um gol e uma solidariedade mútua diante de uma derrota. Emoções vivenciadas e guardadas na memória de todos, provocando também as mesmas sensações com os times estaduais.
É bonito vermos um “drible”, um gol de “cabeça”, de “bicicleta”. É vibrante vermos nosso time “ganhar de virada”, avançar em “contra-ataque”, ouvirmos um “olé” da torcida. Mas emocionante mesmo é vermos ricos, pobres, negros, pardos, brancos, crianças, jovens, adultos, idosos, homens, mulheres, patrões, empregados, heterossexuais, homossexuais, católicos, evangélicos, espíritas, budistas... Unidos em um mesmo espaço cantando o hino nacional em uma Copa do Mundo! Bonito também saber que nesse exato momento, cidadãos compartilham a mesma emoção em seus lares, bem como, presidiários, pacientes em hospitais, médicos, enfermeiros, seguranças e profissionais de plantão!
A quem diga que futebol é fútil, mas esse modelo de “futilidade” é capaz de mobilizar a criação de escolinhas que possibilita o despertar de valores, disciplina, companheirismo, além do lado social e humano de crianças, adolescentes, dependentes químicos, empregados de instituições privadas, dentre outros grupos favorecidos por projetos e programas na área.
Para algumas crianças, principalmente as milhões carentes espalhadas pelo mundo, ele é a única brincadeira infantil, o único lazer que pode ser praticado em uma rua, uma praça, na escola, em um quintal.
Assim, é um esporte que valoriza o respeito e estimula a igualdade, espalhando alegria em famílias e grupos de amigos que se reúnem para comemorar o momento de gol!
Por isso eu amo cantar: “Eu sou brasileira, com muito orgulho, com muito amor!”
   
          

domingo, 16 de junho de 2013

Alguém especial!

Por abordar assuntos na área da educação, quero deixar aqui registrado uma homenagem que fiz pra minha Tia Célia em 15/06/2013, pela preocupação que ela tinha com a importância de uma boa educação das crianças, principalmente religiosa:



Esses são dias de muita saudade pela partida de alguém que amamos muito!
Para as filhas Aline e Franceline fica a lembrança de uma mãe, no mais sublime sentido do termo! Como mãe, cuidou, protegeu, ensinou, educou, riu, chorou, orou, acolheu... Tendo sempre no pensamento a felicidade das filhas que tanta ama! A elas, além de ricos ensinamentos, deixou o exemplo de mulher forte e ao mesmo tempo sensível!
Aos genros, ficou a mensagem de que sogra também pode ser “mãe”! E pode ser amiga! E pode ser conselheira! E pode ser carinhosa tb!
E para as netas? Dizem que avó é mãe com açúcar! Para Bruna, Carol e Nicolly deixou a melhor “herança” que um ser humano pode deixar para alguém: Amor! Amor com ternura, com afeto, com paciência, com dedicação! Muito, muito amor!
Para as irmãs, Fátima, Teresinha, Helena, Zélia, Estela, Rosilda e Dalvany, o mais sublime significado de família, tendo sido muito mais que irmã, mas também, amiga, confidente e companheira!
Aos irmãos sim, foi irmã! Uma irmã com quem eles poderiam contar se precisassem! Como também os cunhados que a respeitam e a admiram pelo exemplo de resignação que deixou!
Aos sobrinhos e sobrinhas fica a lembrança de uma tia protetora, com as mais doces recordações, entre os risos e os sabores deliciosos que ficarão guardados na memória de todos, deixando também saudade em todas as crianças da família, filhos e filhas desses sobrinhos!
Também há os amigos e amigas, com quem dividiu durante sua existência terrena momentos de paz e alegria, deixando o ensinamento de que devemos sorrir sempre mesmo nas dificuldades!
Como cidadã, deu exemplo de que todos nós somos responsáveis pela escolha de nossos governantes, sempre se posicionado em seus ideais políticos!
Por 60 anos equilibrou força e leveza, determinação e paciência, coragem e sensibilidade, características próprias das mulheres especiais!
E como filha de Deus, nos deixou o exemplo de que Maria nos acolhe e nos reergue sempre que precisamos e que é com Jesus que alcançamos a verdadeira paz!
Por isso todas as vezes que a saudade chegar, possamos nos lembrar do carinho com que ela cuidou de todos nós, orando a Deus para que ela permaneça em paz com a sensação de dever cumprido, por ter sabiamente concluído sua missão na Terra!
Por isso, para ela e por todos os que sofrem devido o câncer peço uma prece aos que leram essa mensagem!