domingo, 14 de dezembro de 2014

O que significa Natal pra você?

Eu sempre gostei do Papai Noel. E do Natal. E do Presépio. E de ganhar presente. Mas foi ao me tornar adulta, que verdadeiramente compreendi o sentido do Natal: amar o próximo! Parece simples, mas a humanidade tem criado diversos outros sentidos para esse momento. Além do consumismo e o exagero nas festas, há também as frustrações dos que não se sentem incluídos nesse meio.

Tem até uma competição entre o Papai Noel e Jesus! Pra mim, tudo que é exagerado, é nocivo. Conheço pessoas que não presenteiam ninguém nesse período para combater o consumismo. Há também os que não participam das comemorações por não terem uma roupa nova. E há aqueles que confundem natal com carnaval. 

Será que não há como se ter um equilíbrio nisso tudo? Por que os presentes precisam ser caros? Não há nada que podemos dar com carinho? Por que a roupa precisa ser nova? Por que festas tão glamourosas para comemorar a vinda de alguém que tanto falou em simplicidade?  O que Jesus diria a respeito, considerando suas ações quando esteve na terra? 

Sobre a figura do Papai Noel e o pensamento de Jesus, não creio que ele seria tão punido pela ideia de presentear pessoas. Eu já me emocionei com inúmeros filmes que retratam sua história e não o considero o vilão que tomou o lugar do aniversariante. 

Tanto que criei uma historinha com base em alguns fatos considerados reais de acordo com pesquisas na internet sobre a história do Papai Noel:

Um amigo de Jesus

Em um tempo muito distante, ainda no século III, havia pessoas que sofriam por dificuldades financeiras...
Jesus ciente disso pensava em quem enviaria a terra para falar novamente de seus ensinamentos. Lembrou-se de Nicolau que o atendeu prontamente, logo que comunicado, com a missão de relembrar que devemos “amar o próximo como a si mesmo”.

Nicolau nasceu, cresceu e quando adulto tornou-se um homem bom, que ajudava crianças e necessitados. Sempre que alguém passava dificuldades, Nicolau passava e jogava um saquinho com moedas de ouro pelas chaminés e janelas das casas, ajudando quem precisava. Também falava para as pessoas sobre os ensinamentos de Jesus e quando encontrava com religiosos da época, recordava a passagem de Jesus na terra, contidas nos evangelhos.

Depois de concluída a missão, encontrando-se com Jesus, Nicolau pediu uma segunda missão: Continuar ajudando as pessoas mesmo depois de sua partida da terra. E Jesus assim concedeu.

Durante o sonho conversava com as pessoas orientando e ajudando com bons conselhos. Como ele havia partido durante o mês de dezembro, resolveu realizar seu trabalho com o compromisso de lembrar às pessoas a importância da vinda de Jesus, nesse período do ano. Nos sonhos conversava com as pessoas para que praticassem o bem e ajudassem os mais necessitados, além de contar como Jesus nasceu.

Muitos anos depois, um desenhista chamado Thomas acordou com a lembrança de um desses sonhos. Um velhinho gordinho de barba branca, com uma roupa vermelha e um sorriso que inspirava bondade lhe falando da importância de fazermos o bem.

Thomas logo tratou de desenha-lo, o chamando de Papai Noel para que crianças órfãs pudessem sonhar com um papai durante o Natal e receber presentes como Jesus recebeu dos Três Reis Magos ao nascer.

Nicolau e Jesus ficaram muito contentes com a ideia de Thomas e resolveram que Nicolau seria conhecido como Papai Noel, inspirando pessoas a praticar o bem e exercitar o amor sempre no período do Natal. Não apenas para as crianças órfãs, mas ajudando a todos os papais e mamães a terem trabalho para que pudessem presentear suas crianças, algo semelhante ao que vazia na terra, jogando moedas pelas chaminés, reforçando o trecho da oração ensinada por Jesus "...pão nosso de cada dia, dai-nos hj...". 

Ho,ho, ho... Que nesse Natal possamos procurar fazer o bem a alguém, como nos ensinou Jesus!

FELIZ NATAL!!!

Fontes de pesquisa:
Disponível em: http://www.suapesquisa.com/historiadopapainoel.htm acesso em 14/12/2014