quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Exemplo!


No fim da semana passada, um grande exemplo de ser humano deixou a terra. Nelson Mandela, trouxe sua contribuição para transformação do mundo, trabalhando por justiça social, igualdade entre os povos e principalmente contra a discriminação racial.

Considero importante que pais e educadores divulguem seus discursos, para que permaneçam incentivando futuras gerações a pensarem em uma vida mais digna e justa socialmente.
Dentre suas falas, duas me chamam bastante atenção:

 "A paz não é simplesmente a ausência de conflito, a paz é criação de um entorno em que todos possamos prosperar, independentemente de raça, cor, credo, religião, sexo, classe, casta ou qualquer outra característica social que nos distinga. A religião, as características étnicas, o idioma e as práticas sociais e culturais são elementos que enriquecem a civilização humana, que se somam à riqueza de nossa diversidade. Por que deixar que se convertam em causa de divisão e violência? Estaríamos degradando nossa humanidade comum se permitirmos que isso ocorra". (Nova Délhi, Índia, 31 de janeiro de 2004)

“ A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo”

Sobre a paz, essa é uma das falas mais enriquecedoras que eu já li. Estar em paz, não significa apenas não brigar, não discutir, mas um estado interno de esperança, de fé em que tudo pode dar certo. E em seu exemplo, ele engloba tudo que permite a união entre os povos e a importância de não fazermos da religião, etnia, idioma e práticas sociais, motivos de conflitos.

Referente a educação, essa é na minha opinião uma das brilhantes falas sobre o assunto. As pessoas precisam conscientizarem-se que através do saber a vida ganha formas, novos rumos, construindo em torno de todos as mudanças almejadas por todos que buscam um mundo melhor.




Nenhum comentário:

Postar um comentário